Como eu posso retardar a perda de colágeno e quando devo fazer a reposição de colágeno?
Luis Felipe Souza Cunha sábado, 30 de maio de 2020
Compartilhe esta página com seus amigos
Como já abordamos aqui no nosso Blog, o colágeno é uma proteína essencial para manter a firmeza e a elasticidade da pele e é naturalmente produzido pelo nosso organismo.
Com o passar dos anos, os níveis começam a diminuir, resultando no aparecimento de linhas de expressão, rugas, aumento da flacidez, entre outras questões.
Segundo a dermatologista Juliana Toma, o colágeno é a substância mais abundante no corpo, responsável por manter as células individuais unidas e, dessa forma, fornecer suporte para a pele e força para os músculos. Além disso, ele também interfere na saúde das unhas e do cabelo, por exemplo.
Nascemos com grandes quantidades de colágeno. A derme é composta por mais de 70% dele. A idade faz com que a produção diminua e, consequentemente, as estruturas celulares enfraquecem”, explica a médica.
Segundo a especialista, é por volta dos 30 anos que os níveis da proteína começam a cair. E a perda de colágeno exacerba visivelmente os sinais de envelhecimento.
Como retardar a perda de colágeno
Mesmo com a perda natural, existem fatores que favorecem a diminuição do colágeno, como a exposição ao sol. Por isso, cuidar da pele é essencial para retardar o processo.
O declínio natural dos níveis de colágeno, juntamente com fatores ambientais nocivos como os raios UV e a poluição, resultam em flacidez, perda de elasticidade, linhas finas, rugas e uma pele áspera e fina, que geralmente é mais suscetível a danos”, fala Juliana.
Além de usar protetor solar facial diariamente e em todo corpo nos dias de praia e piscina, manter uma alimentação balanceada ajuda o organismo a sintetizar e a preservar o colágeno. Para isso, inclua na dieta alimentos ricos em nutrientes como ômega 3 – presente nos pescados –; licopeno – encontrado no tomate, na acerola, na beterraba, entre outros – e que inibe a colagenose (enzima que destrói o colágeno); e as vitaminas A e C.
Quando fazer reposição de colágeno
O passar dos anos e os sinais do corpo, como a diminuição na espessura dos fios de cabelo, o enfraquecimento das unhas, a pele fina e desidratada e o aumento da flacidez, podem ser o alerta para iniciar a suplementação.
Como é o colágeno que mantém a pele firme e elástica, o reabastecimento adequado por meio de suplementos da proteína hidrolisada traz benefícios visíveis, como hidratação e brilho, além de melhorar a aparência das linhas de expressão, rugas e flacidez”, afirma a dermatologista.
Para um tratamento direcionado e assertivo, o ideal é consultar um dermatologista e um nutricionista sobre a necessidade e a reposição de colágeno.
Obrigado por ler o nosso artigo que originalmente foi escrito aqui. Compartilhe com aqueles ou aquelas que você acha que ele possa ajudar, ok?
Você baixou o nosso E-BOOK GRATUITO: 10 BENEFÍCIOS DO COLÁGENO PARA MULHERES? Clique aqui e baixe esse guia exclusivo dos benefícios do melhor amigo da mulher.
Leia também:
Comentários

Saúde com Respeito.
Blog voltado para dicas e orientações sobre saúde, bem-estar e fitness. Nunca deixe de procurar seu médico ou qualquer especialidade da saúde para prevenção, acompanhamento e principalmente assistência para o seu problema de saúde. Nosso Blog é apenas informativo!! Conte conosco sempre para um papo de respeito em saúde.
Combo Alimentação Saudável 30 Dias
Escolha 30 das 32 deliciosas opções de alimentação balanceada e saudável de verdade. Não cobramos taxa de entrega para entrega total do plano.
Combo Alimentação Saudável 15 Dias
Escolha 15 das 32 deliciosas opções de alimentação balanceada e saudável de verdade. Não cobramos taxa de entrega para entrega total do plano.
Olá, eu sou Thamires Fontenele, Professora de Treinamento Funcional, Ropefit e HIIT na empresa Runway, e estou aqui para mais um desafio, fazer você perder 3 KG EM 30 DIAS… PELO MENOS!!!
Entre Em Forma e Perca Barriga com Pratos Fáceis, Rápidos e Baratos... Emagrecer de Vez e Com Saúde Nunca Foi Tão Simples!
Clique aqui e veja o que a mídia está falando sobre alimentação Low Carb